Nesta semana vou falar sobre formação e qualificação nas áreas de marketing e comunicação, um tema que ganha importância à medida que o conhecimento disponível e gratuito cresce exponencialmente.

Na área de marketing não é raro ver executivos sem formação em Marketing. Também vemos músicos que não foram ao conservatório. Mas não existem cirurgiões que não estudaram uma vida inteira (que o diga Dr Matheus Mantovani que operou meu ombro direito com acurácia e precisão).

Você confiaria o projeto da sua casa a um engenheiro que não se formou, mas é “muito bom no CAD”?

Então por que nos departamentos de marketing temos pessoas com formações diferentes? Em geral porque esses executivos são autodidatas em Marketing e apaixonados pelos consumidores. Eu já disse isso aqui, leia: Sextou, bebê. Receba!

Marketing é ciência. Tem muita teoria, pressupostos, Matemática, Estatística, Psicologia aplicada. Conhecer e dominar a teoria do Marketing é requisito para quem deseja ascender na carreira e se tornar um CMO (Chief Marketing Officer).

A intuição e a criatividade não importam?

A resposta reside nos conceitos de hard skills e soft skills. Na carreira de gestor de marketing a criatividade e a intuição podem ser consideradas soft skills. Fazem muita diferença na carreira e são valorizadas, mas são competências complementares que não substituem o conhecimento da teoria, a formação sólida e conhecimento técnico (hard skills). Não é à toa que as principais vagas de marketing exigem formação na área. Nem é sem motivo que as habilitações em Marketing e Publicidade e Propaganda são a porta de entrada na carreira. É que na prática, a teoria ajuda muito. Vejamos:

O gestor de marketing vai usar métricas (leia: Quem não mede não controla) e vai trabalhar com um planejamento detalhado de todas as iniciativas para alcançar os objetivos de marketing. E tal qual um piloto de avião, durante o percurso tomará decisões em tempo real, baseado na teoria, nos instrumentos e também usando suas habilidades e a sua intuição.

E se faltar teoria na prática?

Talvez esta anedota, que os publicitários gostam de contar diante de uma campanha que não é bem fundamentada, possa explicar o que acontece:

A campanha é uma mistura de beleza e paciência: se der certo, beleza, se não, paciência.

Lifelong learning

Sobretudo para os executivos de marketing e comunicação, o aprendizado não termina na graduação e tampouco no MBA. Novas tecnologias trazem novas técnicas. Novas técnicas trazem novas práticas. Manter-se atualizado é imperativo. A formação não termina.

Muita coisa mudou depois que você saiu da escola. Inclusive a escola. A educação continuada também é oportunidade para quem quer ingressar na área de marketing ou aprofundar o conhecimento para aplicar no seu próprio negócio. Existe uma abundância de cursos online em diferentes plataformas e muitos são gratuitos.

Já pensou em fazer um curso pelo WhatsApp? Clique aqui e conheça este curso de Marketing Digital oferecido pelo Sebrae que é ministrado pelo WhatsApp.

O seu sonho é fazer um curso em Harvard? A prestigiada universidade americana oferece cursos gratuitos online, alguns sobre temas de interesse para quem já atua no marketing e quer aprofundar seus conhecimentos em métodos quantitativos. Clique aqui e confira a lista cursos online gratuitos da plataforma Harvarddx.

E se você tem um e-commerce este curso gratuito da ESPM pode lhe interessar.

Para estagiários, trainees e recém-formados, fica a dica, o sucesso na área de marketing vem daquilo que você tem controle: o seu esforço, o seu compromisso e o seu empenho fazendo todos os cursos que puder.

E você, tem aplicado a teoria (do Marketing) na prática?

Ótima semana 17 pra vc!

Artigo publicado originalmente no portal Temmais.com em 25 de abril de 2022.