QUEM EU SOU
Cientista do Consumo, Pesquisador e Especialista em comportamento do consumidor brasileiro
Eu também sou autor, palestrante, consultor e professor universitário durante os últimos 20 anos. Sou fundador de uma prestigiosa empresa de pesquisa e consultoria atuando há 27 anos no mercado brasileiro, especializada no estudo dos hábitos de consumo e do comportamento do consumidor brasileiro, onde realizei centenas de estudos sobre como os consumidores brasileiros se comportam, seus hábitos e preferências. Minhas habilidades são reconhecidas no mercado brasileiro, onde conquistei uma reputação diferenciada na área de Ciência do Consumo e Pesquisa de Mercado, justamente pelo meu conhecimento profundo do comportamento do consumidor brasileiro. Auxiliei diversas empresas multinacionais a alcançar excelentes resultados no mercado brasileiro.
- Consultor especializado em Comportamento do Consumidor Brasileiro.
- Pesquisador e cientista do consumo, concebe projetos de pesquisa de mercado e comportamento do consumidor para grandes empresas de diversos setores da economia.
- Professor e palestrante nas áreas de Comportamento do Consumidor brasileiro, Novas Práticas de Marketing e Pesquisa de Mercado.
- Coordenador Acadêmico dos Cursos de Férias e Itinerantes da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing.
- MBA pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing.
- Pós-graduado em Política e Estratégia pela USP – Universidade de São Paulo.
- Psicólogo pela UNIMEP – Universidade Metodista de Piracicaba.
- Bacharel em Comunicação Social pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing.
- Autor de livros didáticos sobre Pesquisa de Mercado, Publicidade e Propaganda e Docência no Ensino Superior.
CONHEÇA MINHA TRAJETÓRIA
Experiência
1991 – ATUAL
DIRETOR GERAL – IPESO Instituto de Pesquisa
Diretor Geral de projetos de pesquisas qualitativas e quantitativas sobre o comportamento do consumidor brasileiro tendo participado diretamente da concepção, supervisão e análise de mais de 300 projetos de pesquisa e consultoria para diferentes indústrias: Agronegócio, Planos de Saúde, Cartões de Crédito, Varejo de Alimentos, Foodservice, Autopeças e Comunicação (TV Aberta, Rádio e Jornal), Turismo, Telefonia, Internet e Educação.
1998 – ATÉ 2003
Professor de Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor na UNISO – Universidade de Sorocaba
Além das aulas no curso de graduação em Comunicação Social, também foi professor orientador dos trabalhos de conclusão de curso na modalidade de Planejamento de Comunicação, foi membro de bancas examinadoras dos trabalhos de conclusão de curso e membro do Colegiado do Curso responsável pelas deliberações administrativas no âmbito acadêmico.
JULHO DE 1998 – ATÉ DEZEMBRO DE 2018
Professor de Pesquisa de Mercado, Novas Práticas de Marketing e Comportamento do Consumidor Brasileiro na ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing
Professor nos cursos de ensino superior de Administração de Empresas e Comunicação Social, orientador de trabalhos de conclusão de curso na modalidade de Projeto Integrado de Propaganda, Planos de Negócios e Monografias. Membro de bancas examinadoras dos trabalhos de conclusão de curso. Professor dos Cursos Itinerantes realizados nas capitais das regiões Norte e Nordeste do país, locais onde a ESPM não tem campus universitário. A partir de 2012 foi o professor indicado para falar à imprensa sobre os temas Comportamento dos Consumidores Brasileiros e Marketing Eleitoral.
2002 – ATÉ 2011
Professor de Pesquisa de Mercado e Comunicação na ESAMC – Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação
Professor de Pesquisa de Mercado e Pesquisa de Comunicação nos cursos de graduação de Administração de Empresas, Marketing e Publicidade e Propaganda. Orientador de projetos de pesquisa realizados pelos alunos.
2007 – DEZEMBRO DE 2018
Coordenador Acadêmico dos Cursos de Férias e Itinerantes na ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing
Responsável por um programa de Cursos de Extensão que oferece mais de 100 cursos de curta duração nas áreas de Criatividade e Comunicação, Marketing e Negócios, Digital, Design e Gestão Empresarial.
Criador do programa de Cursos itinerantes levando cursos de atualização e capacitação profissional para as capitais das regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Implementou os métodos ágeis de aprendizagem – nova metodologia de ensino que combina metodologias ativas de ensino com protagonismo dos alunos com o emprego de tecnologia em sala de aula.
Formação
1989 TO 1992
Bacharel em Comunicação Social, ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing
Curso de graduação presencial, habilitação em Propaganda e Publicidade.
1993 A 2002
Graduação em Psicologia, UNIMEP – Universidade Metodista de Piracicaba
Curso de graduação, estágios clínicos supervisionados em Psicologia Comportamental. Este curso de ensino superior confere o grau acadêmico superior e a habilitação de Psicólogo. Com a conclusão do curso, obteve o registro profissional no Conselho Regional de Psicologia da 6ª Região, sob número 68268 em 16/08/2002.
1996
16th Annual AMA´s School of Marketing Research, University of Notre Dame – The Center of Continuing Education & American Marketing Association
Curso de extensão universitária com 32h aula, organizado pela AMA – American Marketing Associaton e realizado presencialmente na University of Notre Dame – The Center of Continuing Education em South Bend – Indiana – USA.
1998 – 1999
Pós-graduação em Política e Estratégia, USP – Universidade de São Paulo
Curso de Pós-graduação com carga horária total de 495 horas aula, cursado presencialmente. Confere o grau acadêmico de Pós-graduado em Política e Estratégia
2002 A 2004
MBA, ESPM
Curso de pós-graduação MBA, com carga horária total de 390 horas aula – cursado na modalidade presencial, com concentração em Marketing, confere o grau acadêmico de MBA..
Produção Acadêmica
Livros Publicados:
Trujillo, Victor. PESQUISA DE MERCADO QUALITATIVA E QUANTITATIVA. 1. ed. SÃO PAULO: SCORTECCI, 2001. 104p.
Trujillo, Victor. PESQUISA DE MERCADO QUALITATIVA E QUANTITATIVA. 2. ed. SÃO PAULO: SCORTECCI, 2003. 104p.
Trujillo, Victor; PREDEBON, J. ; GARCIA, L. F. D. ; TAMANAHA, P. ; M.ROMBOLI, S. ; PINHEIRO, F. ; BIGHETTI, H. ; NUNES, V. . CURSO DE PROPAGANDA DO ANUNCIO À COMUNICAÇÃO INTEGRADA. 1. ed. SÃO PAULO: ATLAS S.A, 2004. 216p.
Trujillo, Victor; PREDEBON, J.;PROFISSÃO PROFESSOR. 1. ed. SÃO PAULO: CIA DOS LIVROS, 2010. 150p.
Citações em Teses de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado
116 Citações em Monografias, Teses de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado, Fonte Google Scholar: https://scholar.google.com/scholar?q=related:wEY_L3M29tQJ:scholar.google.com/&scioq=victor+trujillo&hl=en&as_sdt=0,5
Cursos Ministrados:
JANEIRO DE 1999 A DEZEMBRO DE 2018
A Pesquisa de Mercado que Funciona, Curso de Férias, ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing
SETEMBRO DE 2015 A DEZEMBRO DE 2018
Novas Práticas de Marketing, Curso de Férias, ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing
JANEIRO DE 2014 A JULHO DE 2016
Satisfação de Clientes e Comportamento do Consumidor, Curso de Férias, ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing
AGOSTO DE 2018 A DEZEMBRO DE 2018
Understanding the Brazilian Consumer: Comportamento do consumidor brasileiro para não brasileiros, Curso de Férias, ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing
Prêmios, Homenagens e Medalhas
DEZEMBRO DE 1999
Paraninfo da II Turma de Formandos do Curso de Graduação em Comunicação Social, UNISO – Universidade de Sorocaba
AGOSTO DE 2000
Discurso de Formatura da XLIII Turma do Curso de Formação de Psicólogos, UNIMEP – Universidade Metodista de Piracicaba
DEZEMBRO DE 2000
Professor Homenageado da III Turma de Formandos do Curso de Graduação em Comunicação Social, UNISO – Universidade de Sorocaba
OUTUBRO DE 2015
Medalha do Mérito Acadêmico ESPM Gerhard Wilda, ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing
Fique à vontade para me contatar
Terei prazer em conversar com você e discutir como podemos trabalhar juntos para atingir suas metas. Ligue para mim no
número abaixo e definiremos um horário para começar.