QUEM EU SOU

Cientista do Consumo, Pesquisador e Especialista em comportamento do consumidor brasileiro

Blue-Separator-Line-Image

Eu também sou autor, palestrante, consultor e professor universitário durante os últimos 20 anos. Sou fundador de uma prestigiosa empresa de pesquisa e consultoria atuando há 27 anos no mercado brasileiro, especializada no estudo dos hábitos de consumo e do comportamento do consumidor brasileiro, onde realizei centenas de estudos sobre como os consumidores brasileiros se comportam, seus hábitos e preferências. Minhas habilidades são reconhecidas no mercado brasileiro, onde conquistei uma reputação diferenciada na área de Ciência do Consumo e Pesquisa de Mercado, justamente pelo meu conhecimento profundo do comportamento do consumidor brasileiro. Auxiliei diversas empresas multinacionais a alcançar excelentes resultados no mercado brasileiro.

  • Consultor especializado em Comportamento do Consumidor Brasileiro.
  • Pesquisador e cientista do consumo, concebe projetos de pesquisa de mercado e comportamento do consumidor para grandes empresas de diversos setores da economia.
  • Professor e palestrante nas áreas de Comportamento do Consumidor brasileiro, Novas Práticas de Marketing e Pesquisa de Mercado.
  • Coordenador Acadêmico dos Cursos de Férias e Itinerantes da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing.
  • MBA pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing.
  • Pós-graduado em Política e Estratégia pela USP – Universidade de São Paulo.
  • Psicólogo pela UNIMEP – Universidade Metodista de Piracicaba.
  • Bacharel em Comunicação Social pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing.
  • Autor de livros didáticos sobre Pesquisa de Mercado, Publicidade e Propaganda e Docência no Ensino Superior.

CONHEÇA MINHA TRAJETÓRIA

Blue-Separator-Line-Image
blank image
Company

Experiência

1991 – ATUAL

DIRETOR GERAL – IPESO Instituto de Pesquisa

Diretor Geral de projetos de pesquisas qualitativas e quantitativas sobre o comportamento do consumidor brasileiro tendo participado diretamente da concepção, supervisão e análise de mais de 300 projetos de pesquisa e consultoria para diferentes indústrias: Agronegócio, Planos de Saúde, Cartões de Crédito, Varejo de Alimentos, Foodservice, Autopeças e Comunicação (TV Aberta, Rádio e Jornal), Turismo, Telefonia, Internet e Educação.

1998 – ATÉ 2003

Professor de Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor na UNISO – Universidade de Sorocaba

Além das aulas no curso de graduação em Comunicação Social, também foi professor orientador dos trabalhos de conclusão de curso na modalidade de Planejamento de Comunicação, foi membro de bancas examinadoras dos trabalhos de conclusão de curso e membro do Colegiado do Curso responsável pelas deliberações administrativas no âmbito acadêmico.

JULHO DE 1998 – ATÉ DEZEMBRO DE 2018

Professor de Pesquisa de Mercado, Novas Práticas de Marketing e Comportamento do Consumidor Brasileiro na ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing

Professor nos cursos de ensino superior de Administração de Empresas e Comunicação Social, orientador de trabalhos de conclusão de curso na modalidade de Projeto Integrado de Propaganda, Planos de Negócios e Monografias. Membro de bancas examinadoras dos trabalhos de conclusão de curso. Professor dos Cursos Itinerantes realizados nas capitais das regiões Norte e Nordeste do país, locais onde a ESPM não tem campus universitário. A partir de 2012 foi o professor indicado para falar à imprensa sobre os temas Comportamento dos Consumidores Brasileiros e Marketing Eleitoral.

2002 – ATÉ 2011

Professor de Pesquisa de Mercado e Comunicação na ESAMC – Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação

Professor de Pesquisa de Mercado e Pesquisa de Comunicação nos cursos de graduação de Administração de Empresas, Marketing e Publicidade e Propaganda. Orientador de projetos de pesquisa realizados pelos alunos.

2007 – DEZEMBRO DE 2018

Coordenador Acadêmico dos Cursos de Férias e Itinerantes na ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing

Responsável por um programa de Cursos de Extensão que oferece mais de 100 cursos de curta duração nas áreas de Criatividade e Comunicação, Marketing e Negócios, Digital, Design e Gestão Empresarial.
Criador do programa de Cursos itinerantes levando cursos de atualização e capacitação profissional para as capitais das regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Implementou os métodos ágeis de aprendizagem – nova metodologia de ensino que combina metodologias ativas de ensino com protagonismo dos alunos com o emprego de tecnologia em sala de aula.

blank image
2002 - We Improved Ourselves

Formação

1989 TO 1992

Bacharel em Comunicação Social, ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing

Curso de graduação presencial, habilitação em Propaganda e Publicidade.

1993 A 2002

Graduação em Psicologia, UNIMEP – Universidade Metodista de Piracicaba

Curso de graduação, estágios clínicos supervisionados em Psicologia Comportamental. Este curso de ensino superior confere o grau acadêmico superior e a habilitação de Psicólogo. Com a conclusão do curso, obteve o registro profissional no Conselho Regional de Psicologia da 6ª Região, sob número 68268 em 16/08/2002.

1996

16th Annual AMA´s School of Marketing Research, University of Notre Dame – The Center of Continuing Education & American Marketing Association

Curso de extensão universitária com 32h aula, organizado pela AMA – American Marketing Associaton e realizado presencialmente na University of Notre Dame – The Center of Continuing Education em South Bend – Indiana – USA.

1998 – 1999

Pós-graduação em Política e Estratégia, USP – Universidade de São Paulo

Curso de Pós-graduação com carga horária total de 495 horas aula, cursado presencialmente. Confere o grau acadêmico de Pós-graduado em Política e Estratégia

2002 A 2004

MBA, ESPM

Curso de pós-graduação MBA, com carga horária total de 390 horas aula – cursado na modalidade presencial, com concentração em Marketing, confere o grau acadêmico de MBA..

blank image
2007 - Approaching to Global Revenue

Produção Acadêmica

Livros Publicados:

Trujillo, Victor. PESQUISA DE MERCADO QUALITATIVA E QUANTITATIVA. 1. ed. SÃO PAULO: SCORTECCI, 2001. 104p.
Trujillo, Victor. PESQUISA DE MERCADO QUALITATIVA E QUANTITATIVA. 2. ed. SÃO PAULO: SCORTECCI, 2003. 104p.
Trujillo, Victor; PREDEBON, J. ; GARCIA, L. F. D. ; TAMANAHA, P. ; M.ROMBOLI, S. ; PINHEIRO, F. ; BIGHETTI, H. ; NUNES, V. . CURSO DE PROPAGANDA DO ANUNCIO À COMUNICAÇÃO INTEGRADA. 1. ed. SÃO PAULO: ATLAS S.A, 2004. 216p.
Trujillo, Victor; PREDEBON, J.;PROFISSÃO PROFESSOR. 1. ed. SÃO PAULO: CIA DOS LIVROS, 2010. 150p.

Citações em Teses de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado

116 Citações em Monografias, Teses de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado, Fonte Google Scholar: https://scholar.google.com/scholar?q=related:wEY_L3M29tQJ:scholar.google.com/&scioq=victor+trujillo&hl=en&as_sdt=0,5

Cursos Ministrados:

JANEIRO DE 1999 A DEZEMBRO DE 2018

A Pesquisa de Mercado que Funciona, Curso de Férias, ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing

 

SETEMBRO DE 2015 A DEZEMBRO DE 2018

Novas Práticas de Marketing, Curso de Férias, ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing

 

JANEIRO DE 2014 A JULHO DE 2016

Satisfação de Clientes e Comportamento do Consumidor, Curso de Férias, ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing

 

AGOSTO DE 2018 A DEZEMBRO DE 2018

Understanding the Brazilian Consumer: Comportamento do consumidor brasileiro para não brasileiros, Curso de Férias, ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing

blank image
Medalha ESPM

Prêmios, Homenagens e Medalhas

DEZEMBRO DE 1999

Paraninfo da II Turma de Formandos do Curso de Graduação em Comunicação Social, UNISO – Universidade de Sorocaba

AGOSTO DE 2000

Discurso de Formatura da XLIII Turma do Curso de Formação de Psicólogos, UNIMEP – Universidade Metodista de Piracicaba

 

DEZEMBRO DE 2000

Professor Homenageado da III Turma de Formandos do Curso de Graduação em Comunicação Social, UNISO – Universidade de Sorocaba

OUTUBRO DE 2015

Medalha do Mérito Acadêmico ESPM Gerhard Wilda, ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing

Fique à vontade para me contatar

Terei prazer em conversar com você e discutir como podemos trabalhar juntos para atingir suas metas. Ligue para mim no
número abaixo e definiremos um horário para começar.

Ligue 15 3234-2152